O Início do Rancho Crioulo

14/01/2015

Em 2010, Elóis Felicio Rodrigues, Coordenador da VI Semana Farroupilha da Integração que aconteceu nos dias 16 a 19 de setembro de 2010, convida o Coordenador 9ª. Região Tradicionalista Iduir Pedro Bortot, para participar do evento tradicionalmente realizado no Parque de Exposições Jayme Canet Junior, expondo que no local definido para o evento seria disponibilizado espaço para que entidades e empresas construíssem seus galpões para recepção dos convidados, de forma similar ao que é feito no Acampamento Farroupilha no Parque da Harmonia em Porto Alegre. Informou que já tinha assegurado a participação da Sadia por meio de seu Diretor José Luis, da unidade Exército Nacional de Francisco Beltrão, dos CTG's Recordando os Pagos e Herdeiros da Tradição e da Associação de Cavaleiros Pé no Estribo. Diante do convite, Iduir Bortot contatou com Agustinho Müller e Alceu Tombini, diretores da 9ª. RT, confirmando com Elóis Rodrigues a participação na VI Semana Farroupilha da Integração de 2010. De imediato houve a adesão dos irmãos Duílio e Anaur Berté, Edson da Rosa e Felipe Claudino. Convidados a participar Walmir Chicatto e Doracilio de Andrade. Significativo foi o apoio e parceria de Paulo Baraldi da Revesul, Valdir Gervinski da Rede Panda e Vilmar Leonardi da Ervateira Primavera. Na construção do galpão a importante colaboração da Madereira Maria Preta, Tombini Lajes e Pré-Moldados e o trabalho do carpinteiro Vanderlei Sutil.

Importante contribuição foi proporcionada pelos colaboradores :  Habitar Materiais de Construção, Difer,  Cabanha Maneco Pereira, Frutas Frâncio, Escritório Comunelo, Agrapecuária Furlan,  José Muniz, Humberto Toscan, Vilson Castelli, Adilton Faust, Luiz Carlos Naime, Renir Alexandre Comunelo, Associação São Cristovão, Associação dos Moradores do Bairro Água Branca, Top Frio Refrigeração e Chicatto Artes Visuais.

Destacamos a participação ativa do incansável tradicionalista porto-alegrense Rui da Cunha Machado, que através de sua menina dos olhos a TV Beltrão foi um participante ativo de primeira hora e juntamente com o jornalista beltronense Flávio Pedron divulgaram as atividades do Acampamento Farroupilha.  

Resolvida a estrutura com o galpão que acomodava 60 pessoas, com palco para as apresentações com equipamento de som. Na programação dos jantares, na quinta-feira, o recém criado Rotary Club de Francisco Beltrão Vila Nova, fundado em 26 de abril de 2010 fez sua reunião festiva tendo no cardápio ovelha assada, patrocinada pelo tradicionalista Luiz Carlos Naime e churrasco, enquanto no galpão da Sadia, ao lado, a confraternização acontecia com a participação da Coptrans representada por Ezidio Salmoria e Albio Stüpp e convidados, Sadia com a participação do Diretor José Luis e um grupo de funcionários tradicionalistas que se organizaram para participar do evento, tendo no cardápio codorna assada no rolete preparada por Jucemar Nicolodi e Ismael Zancan, representantes da Rodoniza. Edson da Rosa, sabedor da preferência de José Luis pelo churrasco de ovelha, informou que no galpão ao lado tinha uma ovelha assada. Iduir Bortot e Agostinho Müller convidam José Luis para experimentar a ovelha assada e informam sobre a reunião do Rotary Club Vila Nova e do projeto da festa do frango na laranja. José Luis manifesta que tem interesse em ajudar, sendo apresentado a André Ruaro, presidente do Rotary, e prontamente José Luiz marca uma reunião para semana seguinte, que resultou numa duradoura parceria entre Sadia/BRF e Rotary para a Festa do Frango na Laranja, com a equipe de rancheiros do Rancho Crioulo orientando o preparo dos frangos na primeira festa e assando os frangos na festa pioneira e nas demais que se sucederam.

Esta noite, 16 de setembro de 2010, propiciou o surgimento de três importantes iniciativas em Francisco Beltrão, a afirmação do grupo tradicionalista de funcionários da Sadia que passou a chamar-se Piquete Rancho da Saudade; a definição das parcerias da Festa do Frango na Laranja; e o CTG Rancho Crioulo.            

Na sexta-feira, dia 17, tendo no cardápio leitão assado na grelha, patrocinado pelo Darci Furlan e Chico Comunelo e churrasco, a confraternização foi da Coptrans e seus convidados e parceiros, e os apoiadores e colaboradores do Rancho Crioulo.

No sábado ao meio-dia, dia 18, foram assados três costelões no fogo de chão, patrocinados por Anuar Berté, Iduir Bortot e Alceu Tombini com a participação do grupo organizador, dos parceiros, apoiadores e colaborados e de convidados músicos locais, que tocam nos eventos tradicionalistas, locutores de programas radiofônicos de música gaúcha e apresentadores que atuaram nos primeiros programa gauchescos transmitidos ao vivo, alguns do histórico programa Piquete Crioulo e jornalistas.

No sábado o destaque foi a apresentação do Grupo Raça, que agraciou aos presentes com a interpretação de algumas músicas. Luiz Nauzir Zibeti, acompanhado do Grupo Raça também fez alguma músicas e Caludir Urbano deu um chasque ao presentes, destacando a importância de reunir músicos e locutores no evento .   

No sábado o jantar foi arroz carreteiro com a participação do grupo e convidados.

No domingo o almoço foi churrasco com participação dos organizadores do grupo e suas famílias.

É necessário registrar a participação da Marilene da Rocha que durante o evento foi responsável pelas atividade da cozinha e José Teodoro que prontamente estava com equipamento de som pronto e tocando sempre a boa música gaúcha.   

VI Semana Farroupilha da Integração, realizada no Parque de Exposições Jaime Canet Junior, nos dias 16 a 20 de setembro de 2010. Na coordenação do evento o tradicionalista Elóis Felício Rodrigues. Homenageada como patronesse da VI Semana Farroupilha da Integração, a Secretária Municipal da Cultura Tania Penso Ghedin. A partir deste ano incluiu-se nas comemorações o Dia do Gaucho Beltronense, no dia 20 de setembro de cada ano, instituído , instituído pela Lei Municipal 3668/2009 de 15 de dezembro de 2009.

No dia 9 de novembro de 2010 foi realizada uma reunião no Restaurante Berté para prestação de contas e avaliação da participação na Semana Farroupilha da Integração. Doracilio de Andrade sugeriu que deveria ser mantida a iniciativa, sugestão acatada pelos presentes, ficando definido a criação de uma entidade tradicionalista voltada para a valorização e divulgação da cultura, gastronomia e música gaúcha.

Nova reunião foi marcada para o dia 29 de novembro de 2010, da qual surgiu o Rancho Crioulo inicialmente como Grupo Tradicionalista passando a Centro de Tradições Gaúchas em 4 de fevereiro de 2014. 




O Início do Rancho Crioulo